

Na prática, Wi-Fi e Wi-Max funcionam da mesma forma: a transmissão dos dados é feita através de ondas de rádio, que se propagam pelo ar. Já os objetivos são diferentes. Enquanto a função do Wi-Fi é criar uma rede sem fio, integrando vários computadores e dispositivos na casa dos usuários, o Wi-Max tem a missão principal de levar internet sem fio para várias residências e até cidades inteiras.
O ponto de partida de uma rede Wi-Fi é o cabo de banda larga, que vem da rua. Em outras palavras, a rede só se torna sem fio mesmo na casa do usuário. Já o Wi-Max garante o acesso à internet em áreas mais remotas, onde não existe rede cabeada nas ruas: o ponto de partida acaba sendo a torre, que é parecida com as de celular e cobre até 7.000km2. Das torres, o sinal de internet é captado por antenas nas casas dos moradores sem a passagem de cabos.
Por Eduardo Bonjoch
Mais em: http://planetech.uol.com.br/?p=7286
Obs: Em relação ao Pré-WiMax, este funciona com equipamentos com tecnologia proprietária e em freqüência diferente da que aguarda a regulamentação da Anatel para a exploração do Wi-Max no país.
(:
Nenhum comentário:
Postar um comentário